Depois de muito tempo sem escrever sobre futebol, e primeira vez citado aqui no blog, vamos lá!
Ano de Copa do Mundo. Não só no Brasil, mas em todo o globo, o mundo se sensibiliza com esse evento, que mobiliza e movimenta tanto pessoas, quanto dinheiro. E esse ano mais ainda, sendo no continente africano (quando imaginaríamos uma copa do mundo na África!). Copa na África do Sul, problemas com infra-estrutura, principalmente segurança e mais uma série de questões que influenciaram mais tarde o número de público durante a Copa. Não podemos deixar de citar que o país fez um ótimo trabalho, pelo menos em relação ao desing dos campos (os gramados melhor não comentar). Mas no final o conjunto da obra merece aplausos, foi um trabalho e tanto!
Momentos antes da copa, a convocação das seleções, o sorteio dos grupos, a ansiedade e o entusiamo dos dias que estão por vir.
No Brasil, a ansiedade chegou de mãos dadas com o desespero e frustração no dia da convocação. Desde aquele dia, nós brasileiros (tirando os otimistas demais, Dunga, os próprios jogadores, comissão técnica, CBF e sei lá mais quem) já sabíamos que boa coisa não aconteceria. Tínhamos esperança, claro, mas a sensação de perda já era grande. Grafite, poxa Grafite?? Era umas das frases que mais se ouvia.
Sorteio das chaves, Brasil cai num grupo aparentemente fraco (e aparentou fraqueza msm, inclusive o Brasil). Jogar contra Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal seria fácil. Todos já palpitavam que Brasil e Portugal se classificariam, e foi o que aconteceu. O Brasil jogou porcamente os dois primeiros jogos, ganhou pq as outras equipes conseguiram ser inferior e quando pegou Portugal que não tava la grandes coisas tbm, empatou num jogo sem graça e sem emoção nenhuma (beber essas horas faz mto bem!). Teve uma frase que o Maradona disse, que tive que conconcordar: "Favorito é o Brasil, que mesmo jogando mal, ainda consegue vencer o jogo."
Oitavas de final, Brasil versus Chile, menos pior a atuação do Brasil na Copa. Quartas, vishhh, la vem Holanda (com uma equipe aspirante à Laranja Mecânica-74, eu acreditava, mas ficou só na aspiração msm, seleção da Holanda de 74 vai ser difícil bater). Jogo difícil, estranho e mesmo o Brasil com boa atuação no ínicio e até saindo na frente do placar, não empolgava e muito menos convencia. Segundo tempo todo mundo sabe, não preciso comentar.
Confesso que dps do Brasil ser elimininado torci para Holanda, e para Espanha chegar à final tbm, mas apostava minhas fichinhas na aspirante à Laranja Mecânica. Apostei e perdi, Espanha levou a melhor e é a mais nova campeã do mundo e entra para o seleto grupo dos países que já alcançaram essa façanha.
Fiquei triste pela Holanda, tudo bem que não vimos nenhum resquício de Carrousel Holandês, o jogo muito violento principamente por parte da Holanda e a Espanha foi superior ao longo do jogo apesar de gols claros perdidos por Robben e cia.
E essa foi a Copa, marcada pela zebra, nada mais apropriado se trantando de África (alusão às savanas africanas, por favor!). Ah e claro, pelo polvo Paul, grande celebridade, descoberto durante a copa e que acertou muito mais do que videntes pelo mundo todo! Copa que vimos (até então) a atual campeã Itália e vice campeã França voltar para casa na primeira oportunidade; Argentina se tornar favorita e tropeçar diante da Alemanha por 4gols e ainda terminar em 5ªlugar à frete do Brasil; a toda poderosa Alemanha perder a chance de ir para final pela segunda vez consecutiva; Gana chegar às quartas se superando já que na copa passada chegou às oitavas; Nova Zelandia, Austrália, EUA e outras seleções que não me recordo no momento, sem tanta tradição no futebol, com ótimas atuações; nos ensurdecermos com as malditas vuvuzelas e assistimos a ascensão de um nova campeã mundial.
Não foi a copa do futebol bonito, das "grandes" seleções disputando ferozmente pelo título e de nada que estávamos acostumados. Mas não foi nada que tire o brilho desse evento que move o mundo e reúne tantas nações. Só foi tirado o brilho do Brasil, lambança total feita pelo Dunga, mas isso comento mais tarde.
O que importa aqui é a Copa, e ela termino, só daqui a 4 anos em nosso país. E que nos preparemos para receber o mundo de braços abertos para esse espetáculo maravilhoso! Go go Brasil, Rumo ao Hexa 2014!
Nenhum comentário:
Postar um comentário