terça-feira, 27 de julho de 2010

Novela Dunga e novela posterior.

Após a convocação da Seleção Brasileira para Copa, já começamos a ouvir os primeiros "Dunga Burro". Burro não é, porque se fosse não estaria no comando, mas pensando bem se inteligência fosse parâmetro de alguma coisa, nosso querido presidente concerteza não estaria aonde está, mas enfim, isso não vem ao caso no momento.
Desde o glorioso dia da convocação já choveu críticas, "Grafite, porra, Grafite??", "não vai convocar mais nenhum craque?!" e por aí vai. Tudo bem que Grafite foi desnecessário, mas craque, que craque?! Kaká foi e não jogo nada, tava contundido não devia ter ido, Robinho foi tbm e está com um encosto que só joga quando não precisa (tá ele fez o gol na Holanda, mas não adiantou de nada!), na lista dos candidatos a convocação tinha Ronaldinho Gaúcho e Adriano. Adriano dispenso perder tempo comentando e Ronaldinho Gaúcho tinha voltado a jogar bem, mas não conveceu quase ninguém (eu particularmente gostaria que ele fosse convocado, mas...). Ronaldo Fenômeno, mesmo em "plena" forma física, iria jogar melhor que metade do time (metade não, mas mais que alguns concerteza); Roberto Carlos (mesmo sendo um dos melhores laterais esquerdo do futebol brasileiro atualmente, na minha opinião), a nação ainda está com receio da típica ajeitadinha de meia durante cobranças de falta e por aí vai... Vocês viram?! Cornetar qualquer jogador é a coisa mais fácil, qualquer um que Dunga convocasse iriam criticar, mas faltou senso da parte dele, de conseguir montar uma seleção de ponta no meio de tantas opções, desde meninos novos e bons como Neymar e Ganso (apesar de achar que pelo menos Neymar não está preparado psicológicamente para uma copa, muito moleque), passando por desconhecidos, até os nomes conhecidos, com mais idade, mas com uma boa bagagem e experiência para dar uma, mesmo que falsa, estabilidade e credibilidade à seleção. Faltou tino do negócio por parte dele, mas problema dele, tinha uma oportunidade de ouro nas mãos e jogou fora. Não estou falando nem de ganhar Copa, mas sair com um pouco mais de dignidade. Tudo bem, ele não seria ovacionado, claro, até porque no Brasil nós não temos o costume de receber bem os perdedores, ainda mais de tratando de futebol em que somos potências, mas Dunga poderia ter voltado com uma imagem bem melhor.
Como esperado foi dispensado da Seleção. Nada mais justo.
Pronto, começa outra novela no cenário futebolístico brasileiro. Qual será novo técnico da Seleção?! Algum nome, que será responsável pela renovação da equipe e prepara-la para as próximas competições e a mais importante de todas "FIFA World Cup2014" no Brasil de quebra.
Felipão, o mais cotado, já caiu fora na primeira oportunidade que teve de falar. E não teve nem negocioção com ele, se não me falha a memória.
Muricy, coitado, aceitou, mas dps voltou atrás por causa de seu novo contrato com o grande e glorioso Fluminense. Deu um discurso bonito, falando de ética, que ele cumpre com a palavra e com o contrato, e que é esse o exemplo que ele quer passar para os filhos. Nada mais perfeito e bonito, abrir mão da Seleção pra comandar o Fluminense (que não teve ética nenhuma em não libera-lo, sem contar com as viradas de mesa de tempos não tão remotos...). Tudo bem, é a opinião dele, perdeu uma grande oportunidade, mas ficou ao lado de seus princípios. Só quero ver o Fluminense partilhar da msm ética de cumprir o contrato, se ele não trazer bons resultados para o time.
Mano cai de para-quedas. Mesmo sendo 2ª opção (e ele nem se abalou com isso) aceitou de muito bom grado. Pena para nós corinthianos, que perdemos um excelente técnico, que estava nos encaminhando para o penta campeonato brasileiro, e que agora a situação só tende a se complicar cada vez mais. Mas isso tbm não vem ao caso no momento.
Quem estava mais preparado pra assumir a Seleção?! Sem sombra de dúvidas, Muricy. Já com vasta experiência em campeonatos estrangeiros (vide São Paulo e Libertadores)e boa bagagem em relação a futebol como um todo.
Mano, excelente técnico, resgatou Grêmio e Corinthians da 2ª divisão, teve uma impecável atuação à frente do Corinthians, mas ainda faltava um pouco de chão pra chegar lá. Mas acho que nada que venha trazer grandes complicações.
Como Corintiana, sou muito grata pelo que ele fez pelo time, teve uma liderança excepcional e mesmo não nos levando a final e até ao título da Libertadores, ele resgatou a confiança,a estabilidade e o entrosamento do time. Cabe agora a Adílson Batista dar continuação.
Torço muito para que Mano Menezes tenha muito sucesso na Seleção, que no amistoso contra os EUA ele já mostre seu potencial e que na Copa América na Argentina nos resgate o orgulho de torcer pela Seleção. É o que precisamos depois de tanta lambança feita nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário