terça-feira, 27 de julho de 2010

Ferrari, Alonso e Massa.

Não se fala em outra coisa no mundo automobílistico: a ultrapassagem de Alonso em Felipe Massa na corrida de domingo no GP da Alemanha no circuito de Hockenheim. Ultrapassagem a qual foi possibilitada quando a "mando" da Ferrari, Massa facilitou a passagem de Alonso. E a mídia que adora esses acontecimentos, caiu matando em cima nesses últimos dias. Chuvas de críticas a todo momento. Tem gente que ressurgiu das cinzas para dar opinião. Impressionante.
Acho que só eu estou achando um puta de um sensacionalismo. Tudo bem, está na regra que é proibido, é um anti-jogo e tal, mas ano passado quando Kimi deixou Massa passar, ninguem reclamou ou achou ruim. Para você ver, em 2002 a mesma história com Schumi e Barrica. Pessoal caiu criticando Barrica, que ele não deveria ter aceitado, o chamaram de fraco e tudo mais (nunca respeitaram ele pra falar a verdade) e agora com Massa são poucos os que o criticam. A maioria passa a mão na cabeça e ele sai da história como coitadinho. Coitadinho o caramba, aceitou porque quis. Se não quisese acelerasse e fudia com tudo. E aceitando, que fosse digno e colocasse a cara a tapa e não ficar se escondendo atrás de "ah não preciso comentar nada né?!". Pelo menos dps deu alguns depoimentos melhores como "um dia nós trabalhamos para a equipe e em outros a equipe trabalha por nós". Nada mais certo, e não temos mais o espetáculo da F1 de antigamente, a disputa é entre equipes e não tem mais o "jogo de corpo" entre os pilotos. Hoje se o seu companheiro de equipe está com mais pontos que você, foda-se você, se não correr para que no começo do campeonato consiga seu lugar ao sol, contente-se com o segundo lugar. Red Bull reclamou, achou um absurdo, mas dentro da escuderia houve troca de asas entre dois carros, vai se saber o que acontece...
Tudo isso é uma vergonha, mas do que adianta?! Reclamamos e achamos ruim quando é com piloto brasileiro. O mesmo, que quando teve essa pequena ajuda (um pouco menos explícita, mas bem clara tambem), todo mundo se fez de cego. Cai bem aquele pensamento que "não somos contra o roubo e sim sermos roubados".
Comentar sobre Alonso é difícil. EU PARTICULARMENTE gosto dele, pra mim foi marcante a passagem dele pela F1, chega a ser um dos meus favoritos. Vou explicar. Após perdemos nosso grande Ayrton Senna, tivemos que amargar anos consecutivos Schumi ganhando direto. Barrica representava o Brasil, nos trazia emoções, mas não como antes. Era sempre mais criticado do que apoiado. Pra mim ele sempre foi demais, até mais porque de Ayrton Senna eu só lembro de sua morte e vejo suas conquistas através de vídeos antigos e Barrica fez parte da minha infância. Ver Schumi, nos últimos anos, sempre campeão e Barrichello sempre desmoralizado me causava ódio. Quando do nada, aparece um espanhol e tira a hegemonia do todo poderoso Schumi... imagina a explosão de felicidade?! Para mim aquilo foi um marco da F1, o começo de uma nova era. Tá certo, Alonso não é um anjo, mas um ótimo piloto. E ele está nesse lugar por causa disso, corre bem e não aceita as coisas que não forem do jeito dele. Senão for, foda-se, cai fora mesmo. Não fica pagando de bom moço e talvez seja isso que falta para Massa e Barrichelo. E sinceramente, ainda torço muito pro Barrichello, ele merece e muito. Agora, Massa?? Prefiro nem comentar, que ele seja muito feliz e só.
E não venha me falar de patriotismo, porque F1 não tem nada disso. E também vai procurar algumas entrevistas do Massa falando o tanto que ele se sente italiano. Não gosto dele e ponto final.
Mas voltando ao assunto inicial, F1 está isso ai. Você que tenha capacidade de ser o melhor piloto, vemos disputa só entre escuderias diferentes, na mesma não queira disputar com seu companheiro (vide o resultado de McLaren com Hamilton e Alonso em 2007).
É isso aí. Que Alonso seja menos prepotente, "it's a ridiculous" pegou muito mal; Rubinho tenha muito sucesso, porque depois de tanta coisa, ele merece; Hamilton, indiscutivelmente um gênio da f1, seja também bem menos prepotente e egocêntrico, que di Grassi tenha melhores oportunidades; Rosberg continue dando trabalho para seu companheiro de equipe EX-todo poderoso Schumi e Massa, ah Massa tanto faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário