Já estava a escrever sobre as mazelas da psique humana e suas influências na vida cotidiana (é, adquiri-se esse vocabulário ao ler Augusto Cury) parafraseando Carlos Drummond de Andrade com "e agora, José?" quando percebo que estava a ouvir Jorge Ben cantando País Tropical. Qual a necessidade de falar tantas coisas ruins, enquanto estou a morar no país tropical.
Deixando de lado os nossos problemas de cada dia, a vergonha que é a política do país e tantos outros fatores que nos deixam desconfortáveis, temos mais coisas a admirar e agradecer.
O Brasil é um dos países, se não for o país, com a maior diversidade cultural do planeta. Somos considerados o povo mais alegre e receptivo do globo. Somos abençoados com um litoral maravilhoso e com terras férteis. Nós brasileiros, somos um povo batalhador, que ao acordar tem a esperança de um futuro melhor e trabalha por um presente digno. Apesar das atrapalhadas do governo, o país cresce, mas cresce porque esse povo acredita e trabalha para fazer jus o crescimento.
Ter orgulho do carnaval e do futebol ultimamente vem sofrendo preconceitos. Poxa o Brasil só é reconhecido por carnaval e futebol? Não só isso. Temos um dos maiores empesários e mais ricos do mundo, mais vários que estão em ascensão e tendo reconhecimento internacional, que tem papel fundamental no crescimento do país, acarretando mais investimentos de capital externo no Brasil. As pesquisas em áreas tecnológicas e biológicas estão se tornando referência e temos muitos profissionais fazendo nome com descobertas. Pessoas que se destacam em todos os ramos do conhecimento. Brasileiros que a cada dia superam obstáculos, ultrapassam barreiras e são capazes de chegar aonde querem.
Orgulho do carnaval, do futebol, das festas, da diversidade cultural, da alegria, dos agronegócios, da indústria, das empresas, do comércio, das belezas naturais, da fauna e flora, creio eu um dia orgulhar-se do nosso governo também. Enfim, orgulho de ser brasileiro!
E agora, José? José, nós moramos no país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário